terça-feira, 26 de abril de 2011

Tudo sobre saltos

uso do salto alto como nos dias de hoje é atribuido à Catarina de Médici, filha de uma distinta família italiana.
Ao se casar ela foi para Paris e levou consigo diferentes pares de sapatos de salto produzidos por um artesão local.
Tal novidade virou moda na aristocracia francesa, fazendo homens e mulheres usarem saltos durante os séculos XVII e XVIII como marca de seus privilégios sociais.
Em 1800, os saltos chegam a América. Nos Estados Unidos em algumas casas noturnas,  garotas oriundas da França que usavam sapatos de salto faziam sucesso com os clientes.
Uma característica do salto é alongar as pernas, valorizando-as. Muitas mulheres associam o uso do salto para obter maior confiança e sensualidade.

TIPOS DE SALTO:
Anabela: Originado entre os anos 30 e 40. Começa alto no calcanhar e diminui gradualmente até a dianteira do pé. Possui inúmeras variações de altura e aparece frequentemente no cenário da moda.


Stiletto: Também conhecido como salto agulha ou lápis. Originou-se no início dos anos 50 na Itália onde era confeccionado em madeira e reforçado por uma liga metálica no interior. Hoje pode ser desenvolvido em diferentes materiais.

Salto Cone: Possui a forma de um cone invertido. Pode apresentar diferentes alturas.

Salto Prisma: É um salto alto em linhas retas, também conhecido como salto de ponteira.

Salto Cubano: É mais largo e vai ficando mais delgado na parte posterior. Bastante usado por dançarinas de tango.
 
Existem ainda outros tipos de saltos, como as plataformas (salto plano, inteiro e levemente arqueado no meio), salto vírgula (criado pelo francês Roger Vivier na década de 50 em formado de vírgula), salto Luis (largo na base e cintado ao meio, semelhante a uma flauta ou ampulheta), entre outros...

Nenhum comentário:

Postar um comentário